
Painel da Igreja São Carlos Borromeu
Nosso primeiro Bispo, Dom José Carlos de Aguirre, realizou o seu sonho maior de pastor da Igreja de Sorocaba – o Seminário Menor São Carlos Borromeu.
Esse imponente monumento arquitetônico tinha que ser completado e coroado por uma Capela, que seria o cenáculo dos seminaristas, aberto, porém, para os fiéis em geral, hoje esta Igreja Paroquial São Carlos Borromeu.
Tendo por orago São Carlos Borromeu, o Arcebispo de Milão que tanto se empenhou na formação do clero de seu tempo, esse templo deveria ser, para Dom Aguirre, mais que um espaço religioso. Ele o queria marcado pela importância da formação sacerdotal.
Veio daí seu convite, em 1954, ao pintor holandês Willen Vandererf, para que traçasse numa tela o caminho litúrgico e teológico da preparação dos futuros padres.
Essa caminhada o artista representa a partir de Nossa Senhora, a quem o anjo Gabriel anuncia que conceberá o Verbo de Deus, por obra do Espírito Santo, simbolizado pela pomba.
Depois de Maria, a primeira vocacionada, vem o cortejo dos chamados ao ministério sacerdotal.
O cortejo é duplo: na sombra, os 12 apóstolos; na frente, os candidatos ao sacerdócio, dois a dois, cada dupla representando uma etapa.
Alinham-se assim, primeiro, o simples seminarista ao lado do tonsurado (daí o símbolo da tesoura e a salva com alguns cabelos), depois vêm os que já receberam as chamadas Ordens Menores, a saber, os hostiário (por isso, a chave e a sineta), os leitores (de olhos na Escritura), os exorcistas (com a água benta e o ritual) e os acólitos (com galheta e vela).
Tempos, depois, as Ordens Maiores personificadas no subdiácono, no diácono e no presbítero.
Todos estão na direção do Cristo, no altar, passando pelo Bispo, que os consagrará com o Sacramento da Ordem.
Do lado de cristo, ao fundo, brilha o sol da ressurreição, iluminando a messe e o rebanho e, ao mesmo tempo, bem no meio do quadro, em ponto mais alto, o pintor destaca a vitória de Jesus sobre a morte no Calvário.
Trata-se, pois, de uma tela-síntese da nossa fé: da encarnação do Salvador até a sua ressurreição, todos somos o povo de Deus, todos nós chamados ao serviço de Jesus Cristo.
(Adaptação do texto original do Prof. Aldo Vannucchi)
Partindo da Rua Arthur Gomes, da Av. Afonso Vergueiro até Rua Cesário Mota, segue até a Av. Moreira César, cruzando-a através da Rua Tamandaré, até a rua Francisco Ferreira Leão, indo até a rua Almirante Barroso, que segue pela rua Euclides da Cunha e Imperatriz Leopoldina.
A direita desce a rua Visconde de Cairú cruzando a Av. General Carneiro, segue pela rua Dr. Antônio de Oliveira cruzando a Av. Afonso Vergueiro, indo até a Rua Itororó, seguindo pela Rua Carlos José Nardi, toda a Vila São João e voltando pela Av. Afonso Vergueiro até a altura da rua Arthur Gomes, encerrando a delimitação territorial.
Há também os paroquianos por opção, aqueles que embora não morando no território, livremente participam da Comunidade Paroquial São Carlos Borromeu, com os mesmos direitos e deveres dos demais.



