
Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos, Roma
A Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos (em italiano: Basilica dei Santi Ambrogio e Carlo al Corso, mais conhecida como San Carlo al Corso), é uma basílica menor de Roma, na Itália, localizada na Via del Corso. É dedicada a Santo Ambrósio e São Carlos Borromeu.
A construção foi iniciada na ocasião da canonização de São Carlos Borromeu (1610), sob a direção de Onorio Longhi e, após sua morte, de seu filho Martino Longhi. A cúpula foi projetada por Pietro da Cortona (1668), que também foi responsável pela abside e a rica decoração interna. A fachada foi desenhada pelo cardeal Luigi Alessandro Omodei, que não gostou do projeto elaborado por Carlo Rainaldi.
O plano interno é em cruz latina. A abóbada central tem afrescos com uma Queda dos Anjos Rebeldes(1677-1679) de Giacinto Brandi. O retábulo, representando os santos Ambrósio e Carlos, foi pintado por volta de 1685-1690 por Carlo Maratta. No ambulatório encontra-se um nicho onde um relicário contém o coração de São Carlos. Foi doado à igreja em 1614 pelo cardeal Federico Borromeo, um primo do santo. A segunda capela do lado direito é dedicada a Maria, auxílio dos cristãos, com uma imagem da Virgem doada por São Vicente Pallotti no século XIX. A terceira capela à direita é dedicada à Sagrada Família. No lado esquerdo, uma representação do Redentor e Santos Ambrósio e Carlos, assim como um monumento sepulcral de Federico Borromeo.