Capela do Santíssimo

DSC_0599
Capela do Santíssimo

 

NOSSA CAPELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

A festa de Corpus Christi é a solene comemoração do Santíssimo Sacramento do Altar, do Corpo e Sangue de Cristo Jesus. Por ela agradecemos e louvamos o amor de Jesus, pelo Dom inefável da Eucaristia.E foi na celebração dessa Festa, que no dia 22 de junho do ano jubilar dos 2000 anos do nascimento de Jesus Cristo, durante a Missa das 19h., presidida pelo nosso Pároco Pe. João Carlos Orsi, participamos da solene inauguração e bênção da Capela do Santíssimo Sacramento da nossa Igreja Paroquial São Carlos Borromeu.

Era um anseio da comunidade paroquial e do nosso atual pároco, a construção dessa Capela para o Santíssimo Sacramento. Após terem sido executadas grandes reformas na Igreja Paroquial São Carlos Borromeu e na Capela de Santa Teresinha, o nosso Pároco e seu Conselho de Assuntos Econômicos consideraram que havia chegado o momento para a realização das obras para a Capela do Santíssimo Sacramento, que poderia ser dado o início para a reforma da sala existente ao lado do Presbitério, onde antes funcionava a secretaria da igreja e atendimento. Seria uma reforma geral, uma verdadeira construção interna, para podermos transformá-la em uma Capela para o Santíssimo Sacramento. Iniciamos a Campanha durante a Santa Missa de 04 de março de 2000, para arrecadarmos fundos, com um livro aberto pelo Pároco, onde os fiéis registrariam suas contribuições.

Demos início as obras, confiantes em Deus, a quem servimos, e confiantes na colaboração dos fiéis. Esforçamo-nos em nosso projeto, para não fugir das linhas arquitetônicas da igreja paroquial. Sem afetar a parte externa, colocamos dois vitrais no estilo dos que temos na nave e presbitério, em vidro, estes novos assinados por TonGeuer. Um deles representa São Carlos Borromeu assistindo ao órfão e ao idoso – São Carlos como modelo de humildade e caridade, e o outro vitral com a Ceia de Emaús.   Ao lado de cada um temos a imagem de nossa Senhora da Ponte, Padroeira da nossa Arquidiocese, doada pela Catedral Metropolitana de Sorocaba, em 1998, e a imagem de Santa Clara, Santa da Eucaristia. Por que uma imagem de Santa Clara em nossa Capela do Santíssimo?  Por que ela é exemplo e testemunho de fé e amor ao Santíssimo Sacramento, porque, como São Carlos Borromeu, santificou-se praticando a humildade e a caridade, como fruto de perfeita conversão evangélica, oração e adoração constante a Jesus, presente no Sacramento do Altar. Santa Clara nasceu e viveu na Itália, na cidade de Assis, contemporânea de São Francisco, tanto que foi ele quem escreveu as regras da ordem que ela fundou: as Clarissas. Ela passava horas seguidas da noite e do dia em adoração ao Santíssimo Sacramento. Dizia que Ele era seu refúgio em todos os perigos e dificuldades.  Aconteceu que a cidade de Assis foi invadida pelos bárbaros sarracenos. Os guerreiros tinham já galgado o muro onde estava o convento das Clarissas. Santa Clara a superiora, estava doente em seu leito. Tendo notícia da iminente invasão dos bárbaros no convento, Clara levantou-se, e, ajudada pelas suas co-irmãs, dirigiu-se ao Altar do Santíssimo Sacramento, tomou em suas mãos a Custódia com a Sagrada Hóstia, e assim munida de Jesus, foi a uma janela do convento e dirigiu a Jesus o seguinte apelo em voz alta: “Quereis, Senhor, entregar aos infiéis estas vossas servas indefesas, que eu nutri com vosso amor?  Vinde em socorro de vossas servas, pois eu não as posso proteger”.  Tendo ela dito essas palavras, ouviu-se distintamente uma voz dizer: “Serei vossa proteção hoje e sempre”.  Diante disso, os sarracenos ao avistarem a Custódia com a Hóstia Consagrada, nas mãos da Santa eram tomados de um pânico inexplicável e, grande parte deles fugiu às pressas; alguns que já tinham alcançado o cimo do muro caíam para trás.  Assim, vemos que foi a devoção de Santa Clara ao Santíssimo Sacramento que salvou o convento e a cidade de Assis, do assalto inimigo.

Fizemos confeccionar um pequeno altar em mármore no estilo do Altar do Presbitério tendo incrustado nele dois anjos adoradores em bronze, e ainda uma pequena credência. Mas, a verdade é que todo o projeto visou que o Sacrário, morada de Jesus Sacramentado, fosse o ponto para onde se dirigisse, o olhar, a mente e o coração do fiel que ali adentrasse. O Sacrário fundido em metal nobre, está fixado sobre coluna de mármore com incrustações em bronze de símbolos cristãos. Tudo que existe na Capela leva para Jesus, desde a porta lateral da nave, acesso à Capela, porta original de madeira que restauramos e que teve seus vidros jateados artisticamente e gratuitamente, com motivos Eucarísticos, por José Kriguer (de Votorantim), até a iluminação que planejamos. Quem olhar para o teto encontrará o chamado para o Sacrário pois lá temos um dos símbolos de Cristo, da Igreja primitiva, a letra P entrelaçada pela letra X, que quer dizer em grego CHRISTOS.Temos também em nossa Capela quadros representando a Santa Ceia e outro de Jesus Misericordioso, segundo a visão de Santa Faustina.

Sobre a porta de entrada da Capela do Santíssimo Sacramento colocamos o seguinte versículo evangélico como um convite a todo fiel: “O SENHOR ESTÁ AQUI E TE CHAMA” (Jo.11,28).

As obras da Capela do Santíssimo Sacramento, foram acompanhadas “de perto” pelo nosso Pároco Pe. João Carlos Orsi, por nós, membros do Conselho de Assuntos Econômicos: Casemiro Soares Silva (tesoureiro), Laércio Toscano Júnior (secretário), Rogélia Fatima Cretuci Bittar (diretora de patrimônio e idealizadora do projeto) e Jorge Bittar Filho (coordenador).  Os paroquianos visitavam constantemente as obras, incentivando-nos neste trabalho, obras essas que foram documentadas fotograficamente por Tereza Urban.

Quanto à parte econômica (sem a qual é impossível se realizar qualquer obra), agradecemos todos os irmãos que fizeram suas doações generosas, no livro aberto pelo nosso pároco, para acolhê-las. Podem contar sempre com as nossas orações. Agradecemos à Catequese que organizou um evento beneficente “almoço moleza” e a todas as pastorais que aderiram, vendendo ou comprando esses convites e ao povo em geral que os adquiriu. Agradecemos à Pastoral da Juventude (JUSTA), que realizou uma tarde de venda de doces em prol da Capela e doou ¼ do total que arrecadou com a Festa da Pizza Agradecemos aos irmãos da comunidade de São João Apóstolo que doaram significativa parte do que arrecadaram em suas Festas de Pastéis. Agradecemos a todos os operários e artistas que trabalharam em nossa Capela, especialmente os que também colaboraram com suas doações. Certamente Jesus já está derramando suas bênçãos sobre todos!

A Missa solene e Festiva de Corpus Christi, com a inauguração e bênção da nossa Capela do Santíssimo teve grande participação dos paroquianos e mesmo de muitos visitantes que tomaram conhecimento do fato pelas colunas sociais e outras reportagens dos jornais Cruzeiro do Sul e Diário de Sorocaba. Tivemos a participação do Coral São Carlos Borromeu abrilhantando esta solenidade em honra e louvor ao Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Você, irmã, irmão paroquiano, você irmã, irmão de outra paróquia, de outra comunidade desta Arquidiocese, você, nossa irmã, nosso irmão católico, que ama Jesus vivo e presente na Eucaristia, quando vier até nossa Igreja Paroquial São Carlos Borromeu sinta-se sempre bem vindo e lembre-se que aqui, na nossa Capela do Santíssimo Sacramento, Jesus espera por você.Ouça e atenda sempre ao chamado interior: “O Senhor está aqui e te chama.”

Graças e louvores se deem a todo momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Rogélia Fatima Cretuci Bittar

CAPELA VIRTUAL

botao-capela-de-sao-carlos-borromeu

Liturgia Diária

lituria
Clique aqui para Acessar!

Peregrinos Online

Links:

vatican
Site oficial da Santa Sé
cnbb
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
arquidiocese-sorocaba
Arquidiocese de Sorocaba/SP
Translate »