RELIQUIA – SANTA TERESINHA

reliquiadesantateresinha2 RELÍQUIA  E  FESTA  EM LOUVOR A SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

Na última semana do mês de setembro de 2001 nossa Paróquia São Carlos Borromeu e, particularmente sua Comunidade de Santa Teresinha, viveram a programação especial com Tríduo Preparatório e Festa em louvor a Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, a Santinha das Rosas, que nasceu, viveu e morreu na França mas é amada no mundo inteiro e de modo todo especial no Brasil.

Todos os anos a comunidade e devotos de nossa cidade participam do Tríduo Preparatório e festeja Santa Teresinha. Mas este ano as festividades adquiriram uma conotação especial e importante, pois a Paróquia recebeu uma preciosa Relíquia de Santa Teresinha.

Foi em meados do ano jubilar dos dois mil anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que o nosso pároco Pe. João Carlos Orsi recebeu a visita do Dr. Fábio Machado de Araújo, sorocabano devotíssimo de Santa Teresinha do Menino Jesus, que lhe revelou a intenção de conseguir junto ao Mosteiro Carmelita de Lisieux, uma relíquia desta Santa para a nossa Capela, que lhe é dedicada, sugerindo que o pároco redigisse uma carta à Madre Superiora com este pedido. Pe. João animado ponderou que seria melhor ainda uma carta do próprio Arcebispo D. José Lambert. Isto feito, na volta de sua viagem a Lisieux, Dr. Fábio nos trouxe a tão almejada relíquia de Santa Teresinha, uma relíquia de primeiro grau, pois é da própria carne da Santa, conforme documento que a autentica.

Então, de forma especial no ano 2001, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, realizou-se o Tríduo Preparatório com a celebração da Santa Missa e as orações próprias de cada dia do Tríduo na Capela de Santa Teresinha. No primeiro dia do Tríduo o Pe. Flávio Jorge Miguel Júnior, presidiu a celebração e pregou o tema: “Santa Teresinha e a Infância Espiritual”; no segundo dia o Presidente e pregador foi o Pe. Paulo Roberto Gonzales com o tema “Santa Teresinha e as Missões”; no terceiro dia do Tríduo presidiu e pregou, o nosso, então, Arcebispo Dom José Lambert, sob o tema: “Santa Teresinha e a Palavra de Deus”. O Pároco Pe. João Carlos Orsi, que convidou os sacerdotes para a participação nas celebrações, concelebrou nas Missas do Tríduo e presidiu a celebração do dia da Festa, Domingo, 30 de setembro.

A Festa em Louvor a Santa Teresinha começou na Igreja Paroquial São Carlos Borromeu com a Santa Missa se iniciando às 16 horas e no momento de louvor, antecedendo à procissão de traslado da Relíquia de Santa Teresinha até sua Capela, os bailarinos do grupo Terra Rasgada Cia de Dança”, sob a direção dos professores Ismênia Rogick e Marcos Schwab louvaram, executando a dança “Maria”, que elevou ainda mais os corações orantes dos fiéis, que ali participavam da festa de Santa Teresinha.

Ato contínuo saiu a procissão da igreja São Carlos com a participação dos fiéis da comunidade paroquial e da comunidade de Santa Teresinha, e devotos de Santa Teresinha de nossa cidade, visitantes de outras paróquias, cantando louvores e rezando o terço. A celebração da Santa Missa continuou na igreja Santa Teresinha, e ao final rezou-se a oração do dia da Festa, o celebrante abençoou as rosas, que foram distribuídas aos fiéis.

Em seu nome e de todos os paroquianos o pároco pe. João Carlos Orsi homenageou e agradeceu ao Dr. Fábio Machado de Araújo, na pessoa de seu irmão Dr. João Machado de Araújo, que ali o representava, pelo seu empenho em conseguir e trazer para a Capela de Santa Teresinha a preciosa Relíquia de seu Corpo. O Pe. João entregou um Cartão de Prata, onde estava registrada a sua gratidão e de todos os paroquianos e devotos de Santa Teresinha, para que o entregasse ao Dr. Fábio, assim que ele retornasse da França, visto que Dr. Fábio e esposa estavam em Lisieux, participando das cerimônias relativas a Festa de Santa Teresinha

Após receber as rosas abençoadas e os de santinhos de Santa Teresinha contendo oração, e seus dados biográficos, os fiéis puderam participar da quermesse beneficente na praça defronte a igreja, num momento alegre de confraternização e partilha.

Estabeleceu-se então, que todo primeiro domingo do mês após a Santa Missa das 8h., na Capela, o povo receberia a bênção com a Relíquia de Santa Teresinha, e esta ficaria exposta para veneração. Rosas seriam abençoadas e distribuídas aos participantes no final da Santa Missa. E assim é!

 

Rogélia Fatima Cretuci Bittar

Pastoral da Liturgia

CAPELA VIRTUAL

botao-capela-de-sao-carlos-borromeu

Liturgia Diária

lituria
Clique aqui para Acessar!

Peregrinos Online

Links:

vatican
Site oficial da Santa Sé
cnbb
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
arquidiocese-sorocaba
Arquidiocese de Sorocaba/SP
Translate »