Pastoral

PASTORAL DA CATEQUESE BATISMAL

A Pastoral do Catequese Batismal de nossa paróquia é formada por leigos de nossas comunidades que atuam na preparação dos pais e padrinhos e que buscam a Igreja com desejo de batizar seus filhos e afilhados. O objetivo da formação é conscientizar os pais e padrinhos da missão que assumem em relação à educação cristã do batizado, tendo como princípio a fé, a vivência familiar e o testemunho de vida. Na preparação são ministradas palestras sobre o Querigma, os Sacramentos, a relação entre pais e filhos, o rito do Batismo e seus símbolos.

A missão da pastoral se resume em acolher, orientar, promover a formação das famílias e organizar o rito do Batismo que acontece todo quarto domingo do mês (salvo algumas exceções), na missa das 10h na matriz.

Para orientações e agendamentos de batizados procure a secretaria paroquial que fica localizada na matriz ou os membros da Pastoral da Catequese Batismal aos domingos após a missas das 10:00hs na Igreja Matriz.

Dúvidas frequentes:

Que dia acontece o Batismo?

R: O Batismo acontece no 4º domingo do mês, na missa das 10h, na matriz São Carlos Borromeu.

Quando acontece a preparação para o Batismo?

R: A preparação Encontro para o Batismo acontece a cada dois meses, no 4º sábado do mês conforme programação, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Carlos Borromeu, com início às 14h30.

Como faço a inscrição para o Batismo?

R: A inscrição deve ser feita pessoalmente pelos pais, no Salão Paroquial com os membros da Pastoral, aos domingos após a missa das 10:00hs no Salão Paroquial.

Quais documentos preciso levar para fazer inscrição?

R: Para fazer a inscrição compareça no Salão Paroquial com Certidão de Nascimento da criança. Já definido a escolha adequada dos padrinhos (pode ser somente um padrinho ou uma madrinha, tendo mais de 16 anos e que possua todos os sacramentos).

Coordenadores Paroquiais: Rosangela e Beto Falleiros


 

PASTORAL DA ACOLHIDA

São Paulo, na Carta aos Romanos (15,7), recomenda: “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo vos acolheu para a glória do Pai”.

A serviço da Igreja, a Pastoral da Acolhida visa receber e acolher bem aos fiéis e aos próprios membros de pastorais de acordo com a individualidade, subjetividade e dignidade humana de cada um, integrando a todos na Santa Missa, na comunidade e na própria paróquia. Se você se identifica e deseja fazer parte desta pastoral, procure pelos responsáveis ao final das missas, nas comunidades ou na paróquia. Venha fazer parte desta família!

Coordenadores Paroquiais: Cristina e Fernando P. Souza Júnior


 

PASTORAL DA CATEQUESE / CATECUMENATO

A Catequese aborda algo profundo: a aceitação de Cristo e desperta a consciência crítica, abre os olhos, faz falar, expulsa o medo, cria coragem e faz o povo se organizar como comunidade livre e independente, que sabe que ser cristão é servir os pobres, libertar os fracos e denunciar o mal.

A Catequese é como mãe, que auxilia o crescimento dos filhos. Como exemplo concreto desse amor de mãe, temos como primeira catequista, Maria, mãe de Jesus e nossa.

A Pastoral da Catequese tem como principal missão a evangelização de crianças, jovens e adultos, impulsionando o início da vida cristã através de uma formação à luz da doutrina católica e dos Evangelhos.

A Catequese possui um diretório, no qual segue uma estrutura de ensino para melhor evangelizar e atender as necessidades de cada fase.

Coordenadores Paroquiais: Sueli Stefanuto


 

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, em união com o Sacrifício Eucarístico e com Nossa Senhora se oferece diariamente, para reparar as ofensas contra o Coração de Jesus e rezar pela santificação dos sacerdotes e pelas intenções do Santo Padre, o Papa. O apostolado iniciou-se na França onde, os estudantes de teologia e filosofia ansiavam por realizar um apostolado direto nas paróquias, junto ao povo. Em 1884, inspirado pelo Espírito Santo, o Padre Francisco Xavier Gautrelet teve a ideia de oferecer seus trabalhos e estudos, em Espírito Apostólico, ao Coração de Jesus, pelas intenções da Santa Igreja. Assim nasceu o Apostolado da Oração, que tem o mês de junho dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

O dever do Apostolado é a oração, o trabalho com caridade, humildade e mansidão, para servirmos melhor e termos caridade com as pessoas, principalmente os pobres, os doentes e os sacerdotes. Seus membros devem, na medida do possível, estar inseridos nas outras pastorais e movimentos, para que, com suas orações e espiritualidade, possam dinamizar a evangelização.

Coordenadores Paroquiais: Maria Marcia Miranda de S. Pedro


 

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO – E.C.C.

A origem do Encontro de Casais com Cristo – ECC ocorreu no ano de 1970 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, na cidade de São Paulo, tendo como fundador o Padre Alfonso Pastore “Começou porque Deus quiz, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade” (Pe. Alfonso Pastore em Documento Nacional – Conselho Nacional, pág.13).

Em nossa paróquia, temos anualmente o ECC, que a serviço da Igreja, tem como objetivo levar a evangelização à Família “Igreja Doméstica”, bem como, despertar os casais cristãos no sentido de se fazerem presentes e participantes nas pastorais existentes em nossa Paróquia.

Se vocês forem convidados, aceitem, venham conosco participar desse seu encontro, como casal, com Cristo.

 

Coordenadores Paroquiais: Sandra e Francisco Bruni


 

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO

Os ministros extraordinários da comunhão são leigos da Igreja Católica aos quais é dado a permissão de distribuir a comunhão aos fiéis nas missas e aos doentes. A eles compete a função de zelar pelo bom andamento da liturgia, bem como a conservação dos objetos litúrgicos. São chamados extraordinários pois só exercem o ministério em caso de necessidade, não sendo ministros ordenados como bispos, presbíteros e diáconos.

Antes de assumirem a missão, os ministros recebem uma formação litúrgica para a exercerem sua função de forma mais digna possível. Em nossa paróquia são escolhidos pelo pároco entre os membros da comunidade e recebem sua provisão durante a missa de Corpus Christi, sendo esta por um determinado prazo, podendo ser renovado.

Coordenadores Paroquiais: Etevaldo Queiroz Faria


 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE – C.F.

Descrição

Coordenadores Paroquiais: Ana Célia e Hélio Delosso


 

PASTORAL DA LITURGIA

A Pastoral da Liturgia tem por objetivo organizar e preparar as Santas Missas e celebrações. Ela compreende serviços de equipes que, em nome da comunidade eclesial, são responsáveis pela participação ativa, consciente e frutuosa dos fiéis no mistério da Salvação. Visam, sobretudo, pela reflexão, estudo e ação em favor da edificação do Corpo de Cristo.

A equipe é composta por pessoas que participam de formações e se dedicam à missão de criar condições de escuta da Palavra de Deus, celebração da fé e da vida e o encontro fraterno com Deus. Além da organização da liturgia, durante as missas e celebrações são responsáveis pelo comentário inicial e pelas leituras.

Coordenadores Paroquiais: Rogélia Fátima Cretuci Bittar

 


 

PASTORAL DOS NOIVOS

A Pastoral dos Noivos, tem como um de seus objetivos levar aos noivos, futuras novas Famílias Cristãs, subsídios para que possam iniciar a vida a dois alicerçados nos ensinamentos da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.

Neste sentido, a Pastoral dos Noivos de nossa Paróquia anualmente ministra o Encontro de Noivos aos casais que pretendem receber o Sacramento do Matrimônio colocando, assim, à disposição destes casais, os fundamentos do Sacramento do Matrimônio da Igreja de Cristo e consignando a eles, consequentemente, a importância da presença de Deus na vida da nova família que irão formar.

Coordenadores Paroquiais: Rogélia e Jorge Bittar Filho


 

PASTORAL DO DÍZIMO

Descrição

Coordenadores Paroquiais: Fabio Peixoto Santos


 

CONFERENCIA VICENTINA SÃO CARLOS BORROMEU

Descrição

Coordenadores Paroquiais: José Carlos Aloisio

 


 

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA – R.C.C.

A Renovação Carismática, R.C.C. tem como missão principal espalhar a cultura de Pentecostes, ou em outras palavras, espalhar o Batismo no Espírito Santo, assim como diz em Atos, no capítulo 2, versículo 1, onde os apóstolos, juntamente com Maria no cenáculo, receberam o Espírito Santo e imediatamente começaram a orar e pregar com poder! Assim acontece com os grupos de oração. A pregação da palavra e a oração, movidas pelo Espírito Santo, nos levam a fazer uma experiência com Deus.

O movimento da RCC trás consigo vários ministérios, os quais ajudam nessa messe que são: ministérios de pregação, música, intercessão, cura e libertação, promoção humana, humanização, crianças, entre outros tantos que ajudam no processo de salvação!

Faço a todos o convite para viver essa experiência pessoal com o Senhor de poder mergulhar no oceano do Espírito Santo! Que a paz de Jesus e o amor de Maria estejam no coração de cada um de vocês! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Coordenadores Paroquiais: Aparecida Isabel de Oliveira Leonardo

 


 

PASTORAL DA SAÚDE

Descrição

Coordenadores Paroquiais: Lucidalva de Queiroz Stevaux


PASTORAL SOCIAL

Descrição

Coordenadores Paroquiais: Renata T. Leme dos Santos Piaia


DIVINO ESPIRITO SANTO

Descrição

Coordenadores Paroquiais: Odete de Souza Ribeiro Borba

 


 

COMUNIDADE SÃO JOÃO APOSTOLO

Descrição

Coordenadores Paroquiais: Ermelinda Mantovani da Silva


 

MINISTÉRIO DA MÚSICA

Descrição

Coordenadores Paroquiais: Sandra Maluf Pontes Bruni


 

CONFERENCIA VICENTINA SAGRADA FAMÍLIA

Descrição

Coordenadores Paroquiais: Lauri Gomes Filho

 


 

CAPELA VIRTUAL

botao-capela-de-sao-carlos-borromeu

Liturgia Diária

lituria
Clique aqui para Acessar!

Peregrinos Online

Links:

vatican
Site oficial da Santa Sé
cnbb
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
arquidiocese-sorocaba
Arquidiocese de Sorocaba/SP
Translate »