Penitência

A Confissão ou Penitência é a volta. Quase todo dia a gente cai e se levanta. Pequenas quedas e grandes tombos. Ninguém quer ficar no chão. A gente pisa em falso porque mão enxerga bem os passos e o caminho de Jesus. Erramos de caminho. Atrapalhamos a caminhada uns dos outros. Deus sempre dá a mão para a gente se deixar reconduzir. No sacramento da Penitência celebramos a coragem de pegar de novo na mãe de Deus e voltar a andar no caminho Dele, que é o caminho da irmandade.
Algumas dificuldades que os jovens e adultos costumam Ter para a prática da Confissão Sacramental:

VOLTAR
– falta de humildade: eu me confesso diretamente a DEUS;
– medo de ser repreendido(a) pelo padre;
– falta de fé, cujo argumento é ser o padre portador de defeitos semelhantes ou piores que os das outras pessoas; . ausência de pecado mortal;
– fragilidade quanto ao propósito de conversão.
Analisemos, porém, ponto por ponto:
– Quem nega a validade do sacramento da Confissão, está negando a própria Igreja, a qual recebeu do Senhor o poder de perdoar. Quem diz que só se confessa diretamente a Deus, dispensando o sacerdote, não entendeu o que significa a instituição deste Sacramento. “Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que, ligardes na terra será ligado no céu” (Mt 16,19;18,18).
– Jesus não desaponta ninguém. Ao contrário é compreensivo e misericordioso, Se o padre está ali em missão que lhe foi confiada por Jesus, por que temê-lo? Ele irá seguir seu exemplo. “Não vim chamar à conversão os justos mais sim os pecadores” (cf. Lc 5,32).

CAPELA VIRTUAL

botao-capela-de-sao-carlos-borromeu

Liturgia Diária

lituria
Clique aqui para Acessar!

Peregrinos Online

Links:

vatican
Site oficial da Santa Sé
cnbb
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
arquidiocese-sorocaba
Arquidiocese de Sorocaba/SP
Translate »