Conheça a Paróquia

quadros-borromeu
Painel da Igreja São Carlos Borromeu
Clique aqui para conhecer a história deste Painel

Painel da Igreja São Carlos Borromeu

 

Nosso primeiro Bispo, Dom José Carlos de Aguirre, realizou o seu sonho maior de pastor da Igreja de Sorocaba – o Seminário Menor São Carlos Borromeu.

Esse imponente monumento arquitetônico tinha que ser completado e coroado por uma Capela, que seria o cenáculo dos seminaristas, aberto, porém, para os fiéis em geral, hoje esta Igreja Paroquial São Carlos Borromeu.

Tendo por orago São Carlos Borromeu, o Arcebispo de Milão que tanto se empenhou na formação do clero de seu tempo, esse templo deveria ser, para Dom Aguirre, mais que um espaço religioso. Ele o queria marcado pela importância da formação sacerdotal.

Veio daí seu convite, em 1954, ao pintor holandês Willen Vandererf, para que traçasse numa tela o caminho litúrgico e teológico da preparação dos futuros padres.

Essa caminhada o artista representa a partir de Nossa Senhora, a quem o anjo Gabriel anuncia que conceberá o Verbo de Deus, por obra do Espírito Santo, simbolizado pela pomba.

Depois de Maria, a primeira vocacionada, vem o cortejo dos chamados ao ministério sacerdotal.

quadros-borromeu  O cortejo é duplo: na sombra, os 12 apóstolos; na frente, os candidatos ao sacerdócio, dois a dois, cada dupla representando uma etapa.

Alinham-se assim, primeiro, o simples seminarista ao lado do tonsurado (daí o símbolo da tesoura e a salva com alguns cabelos), depois vêm os que já receberam as chamadas Ordens Menores, a saber, os hostiário (por isso, a chave e a sineta), os leitores (de olhos na Escritura), os exorcistas (com a água benta e o ritual) e os acólitos (com galheta e vela).

Tempos, depois, as Ordens Maiores personificadas no subdiácono, no diácono e no presbítero.

Todos estão na direção do Cristo, no altar, passando pelo Bispo, que os consagrará com o Sacramento da Ordem.

Do lado de cristo, ao fundo, brilha o sol da ressurreição, iluminando a messe e o rebanho e, ao mesmo tempo, bem no meio do quadro, em ponto mais alto, o pintor destaca a vitória de Jesus sobre a morte no Calvário.

Trata-se, pois, de uma tela-síntese da nossa fé: da encarnação do Salvador até a sua ressurreição, todos somos o povo de Deus, todos nós chamados ao serviço de Jesus Cristo.

(Adaptação do texto original do Prof. Aldo Vannucchi)

 

A Paróquia São Carlos Borromeu compreende os católicos que habitam dentro do espaço territorial delimitado por:

Partindo da Rua Arthur Gomes, da Av. Afonso Vergueiro até Rua Cesário Mota, segue até a Av. Moreira César, cruzando-a através da Rua Tamandaré, até a rua Francisco Ferreira Leão, indo até a rua Almirante Barroso, que segue pela rua Euclides da Cunha e Imperatriz Leopoldina.

DSC_0564A direita desce a rua Visconde de Cairú cruzando a Av. General Carneiro, segue pela rua Dr. Antonio de Oliveira cruzando a Av. Afonso Vergueiro, indo até a Rua Itororó, seguindo pela Rua Carlos José Nardi, toda a Vila São João e voltando pela Av. Afonso Vergueiro até a altura da rua Arthur Gomes, encerrando a delimitação territorial.
Há também os paroquianos por opção, aqueles que embora não morando no território, livremente participam da Comunidade Paroquial São Carlos Borromeu, com os mesmos direitos e deveres dos demais.

 

DSC_0597
Capela do Santíssimo
DSC_0690
Relíquia de São Carlos Borromeu
bronze-traducao
Placa inaugural
jesus
Cruz Processional

 

CAPELA VIRTUAL

botao-capela-de-sao-carlos-borromeu

Liturgia Diária

lituria
Clique aqui para Acessar!

Peregrinos Online

Links:

vatican
Site oficial da Santa Sé
cnbb
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
arquidiocese-sorocaba
Arquidiocese de Sorocaba/SP
Translate »